De sempre, e de todos. É essa a brincadeira do Chez Tou(t).

Na busca de lincar a arte, a moda e o business. Primeiro, o começo: tanto o conhecimento como empreendedora (business) e estilista (dotted). Depois, o apoio nas relíquias do passado (inspiration) e no vislumbre do futuro (avant).

Um álbum.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cores para 2012 - Japão

"
Primeiro as cores, depois os humanos. Em geral é assim que vejo as coisas. Ou, pelo menos, é o que tento.
"
Ceifadora de A menina que roubava livros

Pois bem, às cores então.
Buscar tendências no Japão é sempre uma boa alternativa. Elas acabam nascendo lá, de alguma forma.
Essas foram apresentadas pelo Fashionising como tendências de primavera para o Japão. São "cores do sentimento".

As quatro cores para o Japão:



A primeira, "Picturesque Serenade" demonstra as cores mais suaves para a primavera.


A segunda, é o "Daily Colour Buzz" para o dia a dia. A riqueza das cores casa com o dia a dia movimentado e cheio de informações.


A terceira, é a "Swing Sessions" e demonstra a mistura do todo com o indivíduo em uma evolução de cores, em espiral (como na figura lá em cima).


Por fim, o "Bittersweet Love", com cores surpreendentes para o romantismo e com brilho.


Elas são bem acizentadas, como se tivesse uma camada transparente por cima de cada cor. Os amarelos estão bem fortes e queimados. Azul, roxo e verde quase se confundem com a força do cinza em suas tonalidades.

Fonte: Fashionising

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O pecado mora ao lado

A primeira inspiração precisava vir de um clássico.

As influências do passado estão em toda parte, e estiveram bem forte nas pin ups, desde 2008 e ainda estão fortes. Singelo exemplo é a campanha da Prada com uma "pequena" referência a eles para a coleção verão.2012 .


O sex appeal delas, com um trabalho até artístico, tanto de vestuário como de estilo de vida encantam quem vive e quem vê.

E, por isso, o clássico. "O pecado mora ao lado" ou "Seven year itch" vai ser a primeira inspiração. É, antes de mais nada, um excelente filme. Se não assistiu, assista. Com a "tradicional" cena de Marilyn segurando o vestido no metrô, ele também tem um figurino maravilhoso, que poderia servir de base para vestidos atuais.








Tem textura, tem acabamento, tem estrutura e tem cintura marcada. É ou não é 2012?

Fotos: IMDB

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O primeiro passo, livros

Antes de mais nada, eu precisava do básico.

Corri para a Cultura e comprei o que eu acreditava ser o básico para começar a entender sobre moda. Um livro de modelagem. Realmente acredito que para ser estilista não basta nem desenhar, nem entender de grandes marcas, nem ter capital para investir. Eu precisava entender a raiz, a modelagem e a costura.

Pois que comprei o basicão: Modelagem Industrial Brasileira, por Sonia Duarte e Sylvia Saggese. Nele você encontra como tirar medidas, moldes base, tabelas de medidas para a indústria brasileira e, claro, modelagens de golas, blusas, calças, saias e mangas. É um must have. Mas aconselho uma aulinha de modelagem junto.

Ainda, maravilhada na estante dos livrinhos de moda, saí com mais dois da loja:

-Desenho de moda, de John Hopkins, recheado de exemplos e influências do desenho da moda ao longo do tempo, além de ser uma baita fonte de inspiração para quem quer desenhar suas ideias. Não dá o passo a passo de como desenhar, mas te dá o tesão para aprender.

e

- Moda um curso prático e essencial, por Erika Stalder. Neste, há o nome, desenho, explicação e origem de mais de 300 itens de roupa. Para quem não sabe diferenciar bem um vestido-mantô de um vestido-quimono, vale muito a pena. Um dicionário.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CHEZ TOU BUSINESS

"Sempre no mundo dos negócios".

Porque precisamos fazer algo com tudo isso, não é mesmo?

CHEZ TOU INSPIRATION

"Sempre em inspiração".

Porque não dá pra viver só de futuro. Na busca do passado artístico (moda, cinema, música, design) como fonte de inspiração.

CHEZ TOU DOTTED

"Sempre em pontilhado".

Do rascunho a, quem sabe, a arte final. O processo de aprendizagem da costura e moda.

CHEZ TOU AVANT

"Sempre em frente".

Na pretensão de procurar e compartilhar tendências de arte e moda.